Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Brasil   /  Formatação de franquias – Como transformar seu negócio em uma rede de franquias
Formatação de franquias

Formatação de franquias – Como transformar seu negócio em uma rede de franquias

O franchising é um modelo de negócios que vem conquistando cada vez mais investidores por mostrar-se um caminho rápido para o crescimento das empresas.

Porém, antes de ingressar no mercado de franquias, é importante que você fique atento a alguns detalhes importantes, pois gerir uma rede exige conhecimento e preparação. Você deve estar se perguntando: “mas afinal de contas, o que eu preciso saber antes de transformar meu negócio em uma franquia?”.

1. Diagnóstico da situação atual e Análise de Franqueabilidade: Nesta etapa, olhamos para a empresa como um todo, buscando entender o que já está bom e o que precisa ser melhorado antes de expandir.

2. Documentação e assessoria jurídica: aqui, toda a parte legal do empreendimento é analisada de ponta a ponta, desde o registro do nome da marca até questões tributárias e trabalhistas.

3. Definição de processos e estratégias: é sempre importante ressaltar que a franquia é um modelo replicável de negócio, ou seja, todo o conhecimento sobre o funcionamento da operação precisa ser padronizado, para que possa ser ensinado aos franqueados.

4. Definição de regras e elaboração da COF: a COF (Circular de Oferta de Franquia) é um instrumento jurídico que garante segurança para ambos os lados – empresa franqueadora e futuro franqueado. Nela, deve conter todas as regras, multas e penalidades, prazos, valores de taxa de franquia, royalties, investimento inicial, tempo de contrato etc.

5. Criar o plano de expansão de franquia:

Aqui, deve-se pensar na prospecção de interessados em investir, dinâmicas de fiscalização e treinamentos, suporte na gestão, escolha do ponto comercial, comunicação e marketing de marca para o público-alvo e franqueados, entre outros fatores indispensáveis na hora de transformar seu negócio em uma rede de franquias.

Post a comment