Entenda como começou a franchising no Brasil
A partir de 1960, diversas franqueadoras americanas passaram a expandir suas franquias pelo mundo, com essa internacionalização do modelo chegando também ao Brasil. Nesse sentido, é sobre essa parte da história do franchising no mundo que falaremos a seguir.
No Brasil, as primeiras franquias surgiram na década de 1950, principalmente com escolas de idiomas como Yázigi Internexus e CCAA. Porém, naquela época, o negócio ainda não era tão bem estruturado como é hoje e ainda caminhava a pequenos passos.
A partir da década de 1970, o modelo de franchising começou a ficar mais organizado e marcas de segmentos diversos começaram a adotá-lo como estratégia de expansão. Exemplos notáveis são Água de Cheiro, Ellus e O Boticário. Mesmo assim, ainda não havia qualquer regulamentação sobre o funcionamento do sistema.
Nessa época, também surgiram os primeiros shoppings centers do país. Com isso, as redes de varejo nas áreas de confecção, acessórios e cosméticos viram a oportunidade de expandir território. Então, começaram a aproveitar as vantagens do franchising para o fortalecimento das estratégias de interiorização no mercado brasileiro.