Franqueador ≠ Franqueado! Entenda a diferença
O franqueador é um empresário especialista que, por meio de sua empresa, detém os direitos sobre uma marca registrada e atuante no mercado. Para efetuar a expansão de seu negócio pelo sistema de franchising, ele precisa ter desenvolvido e testado um conceito de negócio, e sistematizado suas experiências para serem transferidas aos parceiros, que são os franqueados.
O franqueado é uma pessoa que foi aprovada, pelo seu perfil, para comprar e operar um formato de negócio sistematizado, que possui área de atuação e território bem definido, e que, por princípios da maioria das franquias, deverá ficar à frente da empresa.
E por meio de um contrato de franquia, o franqueador permite que cada franqueado utilize sua marca para implementar o conceito desenvolvido e testado, devendo, ainda, seguir as regras e os princípios específicos da franquia, e, assim, por operar com a mesma marca e dentro do mesmo padrão, passa a fazer parte de uma rede.
Com isso, o fraqueado passará a fazer parte de uma rede de franqueados que, junto com o franqueador, trabalhará para promover a marca e fazer com que o negócio esteja em constante evolução. É, portanto, a rede que dá força para o desenvolvimento da própria rede.