Hábitos que Impedem os Franqueadores de Crescerem
Criação de diversos modelos de franquia;
Vários modelos de franquia, criados para expandir a rede em localidades menores, sem o perfil adequado;
Expansão focada na quantidade e não na qualidade;
Expansão de maneira desordenada, para chegar a um número de unidades franqueadas que possam justificar os custos da empresa, sem a preocupação de selecionar corretamente o franqueado e planejar a expansão de maneira profissional.
Tropicalização” de franquias;
Também é uma forma de adaptar a franquia aos gostos de cada região. A empresa altera o mix de produtos, inserindo alguns e tirando outros a cada novo local, perdendo escala e competitividade.
Franqueadores com diversos negócios diferentes;
Franqueadores que arriscam criar outras empresas franqueadoras para vender franquias de diversas marcas, com diversos tipos de produtos ou serviços diferentes. Conclusão: perda de foco e de envolvimento em cada um dos negócios criados.
Franquias que dão “filhotes”;
Franqueados insatisfeitos podem se juntar, sair da rede e montar outras redes. Isso acontece porque a empresa franqueadora não estruturou fornecedores comprometidos com o menor preço para a rede ou é mais uma consequência da venda de produtos exclusiva do franqueador para a rede.
Fundo de Propaganda mal administrado;
Um dos problemas que mais levam franqueados a recorrer à justiça é o fundo de propaganda administrado de maneira incorreta, sem a transparência necessária e com campanhas que não beneficiam a rede como um todo.