Como uma aceleradora de franquias realiza o plano de expansão
Sabia que um plano de expansão de franquias ajuda a empresa a crescer de forma estratégica para os mercados relevantes e com potencial de sucesso?
O plano de expansão irá determinar quais as metas, objetivos, os mercados e investimentos necessários para que ocorra a expansão. Ela pode ocorrer de forma própria ou orgânica.
Para iniciar o processo de expansão de uma empresa, é necessário realizar uma avaliação criteriosa. Mas esse processo oferece muitas vantagens para a expansão, como: aumento no volume de negócios, economia escalável, ampliação da base de clientes e sustentabilidade.
Se você está pensando em crescer e ganhar novos mercados, veja como uma aceleradora de franquias realiza o plano de expansão. Acompanhe!
O que é um plano de expansão de franquias?
É um guia para todas as gestões, com estratégias para o planejamento de crescimento da empresa.
Ele determinará quais as metas, mercados, investimentos e resultados que se relacionam com a expansão e dão oportunidade para abrir novos mercados, com o objetivo de encontrar novas formas de gerar lucro e posicionar a empresa no mercado.
Quais são as vantagens do plano de expansão?
Criar um plano de expansão é fundamental para que você saiba qual a direção tomar com o seu negócio, com mais organização, segurança e clareza para as estratégias de crescimento. Veja quais são as vantagens de expandir o negócio:
- Crescimento sustentável: Se a expansão vai bem e dá um ótimo ritmo financeiro ao seu negócio, ele tem mais chances de se sustentar e se manter no mercado.
- Economia de escala: O plano de expansão de franquias aumenta as chances de uma empresa conseguir melhores condições de crédito em bancos. Afinal, empresas maiores têm maior reconhecimento e têm a oportunidade de conseguir bons parceiros e fornecedores.
- Aumento da base de clientes: Quando as empresas franqueadas alcançam novos mercados, também aumentam a base de clientes, pois chegam a lugares que a marca nunca alcançou antes. Assim, a empresa consegue atingir o crescimento e os resultados desejados e o potencial de ganho de participação de mercado.
- Maior volume de negócios: Quanto maior o volume de negócios, maior o potencial de lucro e, consequentemente, menor os riscos. Ou seja, mesmo que a empresa passe por mudanças no mercado, outros fluxos de venda serão responsáveis por manter as contas e ajudar a empresa a se reerguer.
- Criação de um plano de ação: O plano de ação orienta os empreendedores sobre como melhorar a empresa, e a partir dele novos planejamentos aparecem para superar problemas como queda de vendas, forte concorrência e baixo lucro.
Quais os requisitos para expandir o negócio?
Independente se são pequenas ou grandes empresas, é frequente o investimento na expansão dos negócios. No entanto, antes de tomar a decisão, é importante entender se o negócio está pronto para isso e se o investimento vale a pena.
Para começar o processo de expansão, é necessário que a empresa tenha:
- Uma proposta de valor atrativa;
- Um modelo de negócio replicável:
- Um modelo de negócio testado e validado;
- Diferenciação rentável.
Como fazer um plano de expansão?
É fundamental planejar a expansão de uma franquia. Quando identificados os potenciais riscos, o empreendedor poderá planejar com antecedência a melhor forma de resolvê-los.
O primeiro passo é ter um produto diferenciado, com um custo menor e excelente qualidade.
Outro ponto a se considerar é ter lojas padronizadas, com uma boa comunicação visual, de forma que o consumidor consiga se conectar com o que está sendo vendido.
Faça a abertura de novas lojas com produtos que tenham identificação com o perfil do seu público-alvo.
Realize treinamentos para manter um padrão de atendimento de qualidade.
Enfim, ao elaborar um plano de expansão, considere não apenas os objetivos, mas também os desafios e quais as estratégias serão utilizadas para superá-los.
Esses objetivos devem ser realistas e alcançáveis, levando em consideração fatores como condições econômicas e as tendências do mercado.
Quais as estratégias do plano de expansão empresarial?
Agora que você já conhece a situação da marca e identificou que é o momento de expandir, chegou o momento de iniciar o processo de elaborar as estratégias para que a empresa cresça de forma estratégica.
Entre as principais estratégias de expansão das empresas, estão:
- Abertura de novas unidades de forma orgânica;
- Expansão por franquias;
- Utilização de vários canais de venda;
- Entrada em novos segmentos de mercado;
- Fusão ou aquisição de uma empresa.
Quais os fatores a considerar em um plano de expansão de franquias?
Para que o plano de expansão de franquias se concretize, é preciso considerar alguns fatores como:
- Demanda do público-alvo: Após uma análise minuciosa do público no local, você conseguirá saber se há pessoas com o perfil socioeconômico para consumir os seus produtos e serviços e se o lucro do franqueado é atrativo para a realidade da região.
- Logística do produto: Neste fator, você irá verificar se o custo com o frete é viável, se o tempo de entrega atende às necessidades para a reposição do produto e se o prazo de validade permite que ele esteja em boas condições até a venda efetiva.
- Logística do suporte ao franqueado: Aqui você avaliará o quanto a franquia possui uma estrutura para dar suporte ao franqueado. Também analise a questão do custo para oferecer esse suporte.
- Cultura e costumes locais: Verifique também se os costumes e comportamentos da região poderão interferir na aceitação do seu produto ou serviço.
Como a HOIF contribui para a expansão das franquias?
Enfim, para que o plano de expansão seja um sucesso, é necessário permanecer flexível e aberto aos feedbacks internos e externos.
A HOIF proporciona aos franqueadores uma expansão estruturada e focada para minimizar riscos e potencializar resultados. A Holding realiza um planejamento de expansão, após um estudo detalhado sobre a marca, sobre quais regiões irão ser implantadas as novas unidades e como encontrar os franqueados.
Para mais informações sobre os planos de expansão, entre em contato com um consultor especialista!