Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Expansão   /  Como uma aceleradora de franquias realiza o plano de expansão
Como uma aceleradora de franquias realiza o plano de expansão

Como uma aceleradora de franquias realiza o plano de expansão

Sabia que um plano de expansão de franquias ajuda a empresa a crescer de forma estratégica para os mercados relevantes e com potencial de sucesso?

O plano de expansão irá determinar quais as metas, objetivos, os mercados e investimentos necessários para que ocorra a expansão. Ela pode ocorrer de forma própria ou orgânica.

Para iniciar o processo de expansão de uma empresa, é necessário realizar uma avaliação criteriosa. Mas esse processo oferece muitas vantagens para a expansão, como: aumento no volume de negócios, economia escalável, ampliação da base de clientes e sustentabilidade.

Se você está pensando em crescer e ganhar novos mercados, veja como uma aceleradora de franquias realiza o plano de expansão. Acompanhe!

O que é um plano de expansão de franquias?

É um guia para todas as gestões, com estratégias para o planejamento de crescimento da empresa.

Ele determinará quais as metas, mercados, investimentos e resultados que se relacionam com a expansão e dão oportunidade para abrir novos mercados, com o objetivo de encontrar novas formas de gerar lucro e posicionar a empresa no mercado.

Quais são as vantagens do plano de expansão?

Criar um plano de expansão é fundamental para que você saiba qual a direção tomar com o seu negócio, com mais organização, segurança e clareza para as estratégias de crescimento. Veja quais são as vantagens de expandir o negócio:

  • Crescimento sustentável: Se a expansão vai bem e dá um ótimo ritmo financeiro ao seu negócio, ele tem mais chances de se sustentar e se manter no mercado.
  • Economia de escala: O plano de expansão de franquias aumenta as chances de uma empresa conseguir melhores condições de crédito em bancos. Afinal, empresas maiores têm maior reconhecimento e têm a oportunidade de conseguir bons parceiros e fornecedores.
  • Aumento da base de clientes: Quando as empresas franqueadas alcançam novos mercados, também aumentam a base de clientes, pois chegam a lugares que a marca nunca alcançou antes. Assim, a empresa consegue atingir o crescimento e os resultados desejados e o potencial de ganho de participação de mercado.
  • Maior volume de negócios: Quanto maior o volume de negócios, maior o potencial de lucro e, consequentemente, menor os riscos. Ou seja, mesmo que a empresa passe por mudanças no mercado, outros fluxos de venda serão responsáveis por manter as contas e ajudar a empresa a se reerguer.
  • Criação de um plano de ação: O plano de ação orienta os empreendedores sobre como melhorar a empresa, e a partir dele novos planejamentos aparecem para superar problemas como queda de vendas, forte concorrência e baixo lucro.

Quais os requisitos para expandir o negócio?

Independente se são pequenas ou grandes empresas, é frequente o investimento na expansão dos negócios. No entanto, antes de tomar a decisão, é importante entender se o negócio está pronto para isso e se o investimento vale a pena.

Para começar o processo de expansão, é necessário que a empresa tenha:

  • Uma proposta de valor atrativa;
  • Um modelo de negócio replicável:
  • Um modelo de negócio testado e validado;
  • Diferenciação rentável.

Como fazer um plano de expansão?

É fundamental planejar a expansão de uma franquia. Quando identificados os potenciais riscos, o empreendedor poderá planejar com antecedência a melhor forma de resolvê-los.

O primeiro passo é ter um produto diferenciado, com um custo menor e excelente qualidade.

Outro ponto a se considerar é ter lojas padronizadas, com uma boa comunicação visual, de forma que o consumidor consiga se conectar com o que está sendo vendido.

Faça a abertura de novas lojas com produtos que tenham identificação com o perfil do seu público-alvo.

Realize treinamentos para manter um padrão de atendimento de qualidade.

Enfim, ao elaborar um plano de expansão, considere não apenas os objetivos, mas também os desafios e quais as estratégias serão utilizadas para superá-los.

Esses objetivos devem ser realistas e alcançáveis, levando em consideração fatores como condições econômicas e as tendências do mercado.

Quais as estratégias do plano de expansão empresarial?

Agora que você já conhece a situação da marca e identificou que é o momento de expandir, chegou o momento de iniciar o processo de elaborar as estratégias para que a empresa cresça de forma estratégica.

Entre as principais estratégias de expansão das empresas, estão:

  • Abertura de novas unidades de forma orgânica;
  • Expansão por franquias;
  • Utilização de vários canais de venda;
  • Entrada em novos segmentos de mercado;
  • Fusão ou aquisição de uma empresa.

Quais os fatores a considerar em um plano de expansão de franquias?

Para que o plano de expansão de franquias se concretize, é preciso considerar alguns fatores como:

  • Demanda do público-alvo: Após uma análise minuciosa do público no local, você conseguirá saber se há pessoas com o perfil socioeconômico para consumir os seus produtos e serviços e se o lucro do franqueado é atrativo para a realidade da região.
  • Logística do produto: Neste fator, você irá verificar se o custo com o frete é viável, se o tempo de entrega atende às necessidades para a reposição do produto e se o prazo de validade permite que ele esteja em boas condições até a venda efetiva.
  • Logística do suporte ao franqueado: Aqui você avaliará o quanto a franquia possui uma estrutura para dar suporte ao franqueado. Também analise a questão do custo para oferecer esse suporte.
  • Cultura e costumes locais: Verifique também se os costumes e comportamentos da região poderão interferir na aceitação do seu produto ou serviço.

Como a HOIF contribui para a expansão das franquias?

Enfim, para que o plano de expansão seja um sucesso, é necessário permanecer flexível e aberto aos feedbacks internos e externos.

A HOIF proporciona aos franqueadores uma expansão estruturada e focada para minimizar riscos e potencializar resultados. A Holding realiza um planejamento de expansão, após um estudo detalhado sobre a marca, sobre quais regiões irão ser implantadas as novas unidades e como encontrar os franqueados.

Para mais informações sobre os planos de expansão, entre em contato com um consultor especialista!

Post a comment