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Home  /  Expansão   /  Quais os desafios da expansão de uma franquia?
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Quais os desafios da expansão de uma franquia?

Crescer é o principal motivo da franquia. Afinal, é por isso que os empreendedores optam por formatar seus negócios na rede de franquias.

O franchising torna mais viável o envolvimento da empresa em novos mercados. Para isso, ajustes devem ser feitos. Tanto a estrutura de negócios quanto às capacidades empreendedoras dos gerentes (agora franqueadores) precisam ser alteradas para iniciar o processo de expansão da franquia.

Essa mudança deve levar em consideração o fato de que a expansão da franquia é a venda do negócio para potenciais investidores. A expansão da franquia depende do capital de empreendedores interessados em se tornar franqueados.

Portanto, além de atraente, a franquia também deve fazer todos os ajustes para mantê-la atualizada para que possa ser vendida como um investimento sério e confiável. Ao oferecer direitos de franquia a novos investidores, nenhum detalhe estrutural ou legal deve ser esquecido.

 

1- Projetar um plano de expansão financeiramente viável

Independentemente de a expansão de uma rede de lojas começar com o investimento estrangeiro dos franqueados, a estrutura do negócio deve ser “vendável”. Normalmente, antes da franquia, ajustes devem ser feitos para estabelecer a padronização dos processos da empresa.

Também é responsabilidade do franqueador desenvolver um plano de treinamento e ter as ferramentas para apoiar o plano. Tudo isso custa dinheiro. Portanto, durante o período de formatação da rede, os empreendedores devem analisar a situação financeira da empresa. Com base nisso, ele terá que traçar um plano de expansão que inclua um orçamento suficiente.

 

2- Encontre os documentos legais necessários para expandir a franquia

A relação profissional entre franqueadores e franqueados determina o sucesso da expansão das lojas da rede. Os direitos e obrigações de ambas as partes são definidos e regulados por documentos legais obrigatórios.

Na franquia, existem principalmente três: a circular de oferta de franquia (COF), o pré-contrato e o contrato de franquia. Conheça o seguinte:

  • COF: Talvez o documento mais importante que apresenta as informações econômicas, jurídicas e operacionais da empresa aos novos franqueados.
  • Pré-contrato: Antes de assinar o contrato, um contrato temporário, que inclui o conteúdo básico do contrato final, deve ser assinado pelo franqueador e pelo franqueado interessado. Por exemplo, se certas partes desistirem de assinar o contrato final, ele pode ser usado como reserva estatutária.
  • Contrato: Este é um contrato forte que contém todos os direitos e obrigações de ambas as partes da franquia.

Antes de vender direitos de franquia, os franqueados devem garantir que todos os processos e contratos estejam corretos. Isso irá garantir que complicações futuras sejam evitadas.

 

3- Desenvolva suas capacidades de transmissão de know-how

Parte do processo de expansão da rede é o treinamento de novos franqueados. Por meio do programa de treinamento, o operador pode adquirir os conhecimentos necessários para administrar adequadamente a unidade de franquia. O importante é que durante a fase de formação o franqueado deve usar sua identidade como referência de conhecimento.

É importante entender as tendências do mercado para que você possa continuar a enriquecer sua visão, mostrar também que você é um gestor qualificado e transmitir todas essas informações aos franqueados. Para desenvolver essa habilidade, essa pesquisa é necessária. Renove-se por meio de revistas, portais de notícias e participação em feiras e eventos.

Crie e-books para seus franqueados e crie conteúdo para eles para que possam apoiar uns aos outros quando encontrarem problemas. Sempre se mostre a eles. Seu franqueado precisa saber que você tem habilidades de liderança.

 

4- Conte com os bons canais de comunicação dos franqueados

A comunicação é a linha principal da rede de franquias. A comunicação entre a rede de lojas e o franqueado pode garantir a saúde da rede de lojas. Dessa forma, informações sobre o consumidor, gestão de funcionários e necessidades de suporte podem ser trocadas no dia a dia da loja. Portanto, ao expandir a rede, o franqueador deve ter um bom canal de comunicação.

Investir na plataforma dos franqueados é uma saída. Mas, além disso, manter a intimidade pessoal também é muito importante. Isso pode ser feito por consultores presenciais, que irão até a loja coletar sugestões dos franqueados. As reuniões regulares também são muito importantes.

 

5- Franqueado de treinamento contínuo

Manter os padrões de qualidade na rede de franquias é um desafio. No entanto, isso permitirá que a empresa se expanda. Às vezes, o processo de gerenciamento de operações da empresa muda. Todos os tipos de mudanças devem ser incluídos nos padrões da organização. Portanto, além do treinamento inicial, o franqueado também deve obter as informações mais atualizadas para que o know-how possa ser recuperado quando necessário.

 

6- Incentive seus franqueados a pesquisarem seu mercado

O feedback dos franqueados sobre o trabalho diário do departamento de franquias pode ter um impacto no posicionamento da rede. Afinal, eles se mantêm em contato com os consumidores e os mercados em que atuam. Porém, para diagnosticar obstáculos e auxiliar no desenvolvimento de soluções, é importante que as operadoras entendam como analisar sua concorrência e seu público-alvo.

É difícil para a Internet projetar diferentes atividades de marketing que atendam às necessidades de uma área específica. Portanto, ao incentivar os franqueados a compreender a participação da empresa em suas operações, os franqueadores e sua equipe de marketing podem obter informações úteis para melhor direcionar as campanhas publicitárias. O bom funcionamento da rede de franquias é vital para o seu crescimento e expansão.

 

7-Monitore o status das unidades de rede

Se um departamento da empresa encontra um problema específico de frequência, é inútil buscar expandir a rede. Coletar relatórios regulares para monitorar vendas, satisfação de funcionários e clientes, bem como revisar os padrões operacionais da loja, pode manter a qualidade da empresa. Sem qualidade, não há razão para expandir.

 

8- Automatizar o processo e otimizar o tempo

Ao gerenciar a rede, o franqueador tem muito trabalho a fazer. Portanto, além de contar com uma equipe que pode te ajudar a manter a conformidade da empresa, processos automatizados estão se tornando cada vez mais necessários, principalmente em grandes redes. Por meio de processos automatizados, além de otimizar o uso de produtos e máquinas na loja, também incluímos o aprimoramento dos canais de comunicação com os fornecedores. Essas medidas reduzem a carga de trabalho de todos na loja franqueada.

 

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