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Qual o próximo passo depois de me tornar franqueador?

Obviamente, a expansão por meio de franquia não é mágica para nenhuma empresa. Dar este passo requer muita organização, e visão de mercado. Conquistar um público fiel em um mercado cada vez mais competitivo não é fácil. Se você dirige uma empresa, pense nisso. Para iniciar este processo, você deve basicamente seguir estas etapas:

 

1. Realizar uma análise de franquia

Literalmente, revisar seu negócio é verificar se ele é “franco”. Na análise de franquia, você, como empresário, deve testar as condições financeiras e estruturais do seu negócio. Além disso, você também pode avaliar as diferenças e descobrir os gaps que trazem sua empresa ao mercado. Nesta fase, você poderá ver quais partes da empresa estão funcionando corretamente e quais não estão funcionando corretamente. Desta forma, você entenderá o que pode ser mantido em um formato de franquia e o que precisa ser modificado.

 

2. Formate sua franquia e determine o plano de expansão.

Isso se baseia na certeza de que seu negócio está pronto para se tornar uma rede considerando o formato de franquia. Nesse momento, o modelo de franquia pode ser vendido para futuros franqueados. Isso significa não apenas organizar os padrões da loja, mas também estabelecer uma circular de franquia (COF) e outras questões legais. Também é importante definir um plano de expansão desde o início. Desta forma, você pode definir o local que a rede irá explorar primeiro com base no objetivo.

 

3. Procure franqueados para implantar unidades.

Traçar um plano de expansão claro é a melhor forma de implantar o departamento de franquias. Porém, não existe rede sem o apoio dos franqueados. Afinal, são ferramentas que fornecem o investimento necessário para instalar a loja em um local pré-determinado.

Portanto, para iniciar o processo de expansão de uma vez por todas, o franqueador deve chegar a empreendedores que possam ter interesse no investimento da marca. Isso pode ser alcançado incluindo estratégias de marketing como parte do plano de expansão. Porém, o mais importante é que, no processo de seleção dos futuros franqueados, eles tenham uma imagem profissional compatível com os requisitos e políticas da empresa.

 

4. Compreender as leis relacionadas à franquia.

Ao adaptar sua empresa ao formato de franquia, o franqueador passa a cumprir a chamada lei de franquia. A lei estipula que o contrato firmado entre a franqueadora e o franqueado deve ser especificado na “Circular de Emissão de Franquia”. Este documento explica os direitos e obrigações de ambas as partes.

Os franqueados devem identificar legalmente sua empresa como uma rede de franquias. Isso deve ser feito por meio do estabelecimento do COF com base na lei de franquia. Além disso, a marca deve estar devidamente registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Procure a ajuda de consultores especializados em projetar concessões para que detalhes legais não escapem. A legitimidade da rede da empresa permite que sua marca atue em várias regiões.

 

5. Escolha e treine seus futuros franqueados.

A escolha do franqueado ideal para administrar o departamento da rede de lojas vai determinar o futuro da empresa. A responsabilidade de operar uma loja com uma marca reconhecida no mercado é muito grande. Além de se engajar em atividades empreendedoras, o franqueado também deve vestir a camisa da empresa e entender que o retorno financeiro inicial pode não ser tão grande. Portanto, no processo seletivo, o franqueador deve estar atento ao candidato com a imagem mais adequada.

Entrevistas com candidatos não são apenas essenciais. Eles são muito importantes para verificar a situação profissional e financeira de potenciais franqueados. No entanto, também é necessário realizar atividades para avaliar a experiência das partes relevantes. Diversas redes de lojas estão realizando test drives em lojas já em operação para testar as capacidades de futuros franqueados.

Ao decidir assinar um contrato com um novo franqueado, o franqueador é responsável por fornecer a você um programa de treinamento. O programa deve permitir que você gerencie adequadamente esta nova unidade.

Além disso, o franqueador deve entrar em contato com o franqueado. Uma vez que o iniciante está conectado à rede, as informações devem ser trocadas. Essa relação profissional é essencial para a operação e coordenação simultânea da receita da loja.

 

Quais são minhas responsabilidades como franqueador?

Para o franqueador, uma de suas principais responsabilidades é fornecer tecnologia e suporte. Por outro lado, os investidores são obrigados a pagar royalties apropriados, como royalties mensais, para garantir o uso da marca. Todos esses detalhes serão determinados no “Contrato de Franquia”, que formaliza a parceria entre o franqueador e o franqueado. O contrato define os direitos e obrigações do franqueador e do franqueado.

As responsabilidades a seguir fazem parte da função de qualquer franqueador no gerenciamento da rede.

 

1. Fornecer um plano de treinamento completo

Talvez o passo mais decisivo para o sucesso de um franqueado seja o treinamento inicial de sua atuação na rede. O franqueador e sua equipe devem planejar cuidadosamente esse processo. Entre eles, deve-se considerar tudo o que o franqueado precisa. Dessa forma, ele poderá fazer com que seu departamento produza e venda produtos da rede com os padrões de qualidade da marca aos consumidores.

Os treinamentos devem ser realizados de forma otimizada, com objetivo de disseminar com sucesso o know-how da empresa aos franqueados. É importante que mesmo que o custo de certos materiais e certas categorias possam ser mais elevados, o franqueador não deve ignorar esta parte.

 

2. Fornecer o suporte necessário.

Cada unidade de franquia encontrará problemas. Infelizmente, franqueados e funcionários não conseguem resolver todos os problemas. Às vezes, o operador não tem conhecimento para lidar com a situação. Em outros casos, o problema não pode ser resolvido.

Em qualquer caso, o papel do franqueador como provedor de suporte é crucial. Nesse caso, o franqueador deve estar sempre disponível. Afinal, a falta de suporte é extremamente prejudicial para o funcionamento dos elementos da rede. Esse tipo de problema afeta diretamente o controle de qualidade da empresa. Para o público, isso definitivamente não é bom.

 

3. Mantenha uma comunicação tranquila com os franqueados

Em muitas empresas, é importante prestar atenção à conexão profissional entre franqueadores e franqueados. No final das contas, a comunicação é a melhor forma de prevenir e solucionar problemas. É extremamente positivo buscar a melhor qualidade de rede e fazer do ambiente da empresa o melhor lugar para se trabalhar.

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