Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Expansão   /  O que é uma aceleradora de franquias?
O que é uma aceleradora de franquias?

O que é uma aceleradora de franquias?

A dinâmica empresarial pode ser desafiadora quando se busca escalar um empreendimento no mercado, dadas as variadas nuances relacionadas ao desenvolvimento e crescimento de uma empresa.

Nestas circunstâncias, uma estratégia de expansão viável é a estruturação de uma franquia, permitindo a gestão eficiente de diversas unidades sob um único modelo de negócio.

As aceleradoras de franquias vêm conquistando relevância no mercado por seu formato de trabalho que visa auxiliar as empresas a alcançar crescimento e escalabilidade. Este artigo proporcionará uma visão aprofundada sobre o conceito de franquia e o papel desempenhado por uma aceleradora de franquias.

O que é uma franquia?

A franquia, franchising em inglês, é um dos modelos de negócio mais seguros e está entre os negócios que não param de crescer e estão cada vez mais em evidência no mundo todo, sendo possível encontrar franquias de praticamente todos os segmentos.

Consiste em uma estratégia para a marca conseguir uma participação do mercado em novas unidades e promove a oportunidade de compra do direito de uso de um método, equipamento ou sistema a um franqueado, mantendo o mesmo padrão de atendimento e de oferta do produto e serviço já conhecido pelos consumidores.

Aliás, a padronização é uma das principais características de uma franquia, ou seja, independente de onde estejam, os consumidores terão o mesmo produto e serviço.

Enfim, é uma oportunidade de vários empresários compartilharem um método bem sucedido de negócio, da mesma identidade de marca.

Quais são os tipos de franquias?

Para impulsionar o alcance da sua empresa, o franqueador tem a opção de vários tipos de franquias, selecionando aquela que melhor se encaixa em seu plano de expansão. Com base nos locais onde pretende operar e nas responsabilidades que deseja delegar, ele pode determinar a natureza do acordo a ser estabelecido com os franqueados e o papel que eles terão na propagação da franquia.

Franquia unitária

É a mais comum dos modelos de franquia. Nesse tipo, o franqueado compra o direito de abertura de um ponto de venda da marca em uma determinada região escolhida pelo franqueador.

O franqueado também tem o direito de abrir outras unidades em determinada região.

Franquia master

O franqueado adquire o direito de abrir vários pontos de vendas da franquia em região estipulada. O franqueado tem a obrigação de abrir várias lojas da marca na região que foi concedida ou pode implementar dentro da região

Por exemplo, o franqueado adquire o direito de abrir duas unidades por sua conta e terceiriza a abertura de mais dois estabelecimentos.

Microfranquia

As microfranquias são definidas por exigirem um investimento de até três vezes o PIB per capita anual, conforme a referência da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que, nos valores atuais, seria até 105 mil reais. Elas possuem baixo custo operacional, operação simplificada, atividades que podem ser realizadas pelo próprio franqueado, e muitas vezes, não exigem um local comercial. Isso ocorre porque, geralmente, o franqueado pode operar a microfranquia de sua própria casa ou se deslocar até o endereço do cliente para atendê-lo – nesses casos, ela é chamada de home-based.

Graças ao seu baixo custo, o retorno do capital investido ocorre mais rapidamente do que em franquias mais caras, mas o faturamento tende a ser compatível com o investimento realizado.

Store in store

A franquia store in store, também conhecida como business in, permite que o empresário instale uma unidade dentro do estabelecimento de um terceiro.

Nestes casos, o objetivo é vender produtos que complementam os já vendidos na loja. Por exemplo, uma boutique localizada dentro de um hotel: tanto a boutique quanto o hotel proporcionam conveniência ao cliente, que pode fazer compras no local onde está hospedado.

Franquia de conversão

Esse tipo de franquia consiste em uma opção em que o empreendedor já possui um negócio e quer transformar em uma unidade de franquia no mesmo segmento.

Franquia combinada

Nesse modelo, um franqueado adquire o direito de várias franquias, com a permissão dos franqueadores em integrar as marcas. Geralmente é o que acontece com lojas de conveniência em posto de gasolina.

Como funciona uma franquia?

Uma franquia dá direito ao franqueado de ter acesso a todos os processos da franqueadora. Além disso, ele deve seguir todas as normas e padronizações da franqueadora, pois o consumidor da marca precisa ter a mesma experiência em todas as unidades das franquias.

O que é uma aceleradora de franquias?

A aceleradora de franquias é uma empresa cujo objetivo é impulsionar o crescimento de franqueadoras, oferecendo suporte na seleção de novos franqueados – tarefa que demanda uma análise criteriosa do perfil do candidato para garantir aderência aos valores, missões e propósitos da empresa.

Quais são as vantagens de uma aceleradora de franquias?

Uma aceleradora de franquias traz benefícios significativos ao mercado empreendedor, principalmente no que se refere à implementação de planos de negócios e à capacitação e estruturação de novos empreendimentos. Dentre suas principais vantagens, destacam-se:

Seleção de Franqueados: Uma aceleradora de franquias auxilia na identificação e seleção de novos franqueados, tarefa essa que pode ser desafiadora e complexa. A análise de perfil é realizada de forma criteriosa para assegurar que os novos franqueados estejam alinhados com a cultura, os valores e os objetivos da empresa.

Estruturação do Negócio: As aceleradoras ajudam a definir a identidade da marca, as estratégias de precificação, entre outros aspectos essenciais para a condução do negócio.

Suporte Contínuo: Uma das vantagens mais notáveis de uma aceleradora de franquias é o suporte contínuo que ela oferece. Esse suporte inclui conselhos estratégicos e orientações para lidar com desafios emergentes.

Rede de Contatos: As aceleradoras de franquias possuem uma extensa rede de contatos e parcerias estratégicas, que podem ser extremamente valiosas para as franquias. Esta rede pode incluir fornecedores, investidores e consultores, entre outros.

Melhoria do Desempenho: Por fim, mas não menos importante, as aceleradoras de franquias auxiliam na melhoria do desempenho geral do negócio, maximizando a eficiência e a produtividade. Isso se reflete em um aumento na satisfação do cliente, no incremento das vendas e, consequentemente, na lucratividade da empresa.

Como escolher a aceleradora de franquias?

Se está pensando em acelerar o processo de crescimento da sua empresa, confira algumas dicas de como escolher a aceleradora de franquias, como por exemplo:

  • Procure conhecer a empresa que está contratando, se a pessoa tem um negócio próprio franqueado e o histórico da marca;
  • É fundamental contratar uma empresa que respeite a capacidade de atendimento das franqueadas;
  • Consulte a assessoria jurídica e contábil antes de contratar ou aprofundar o negócio;
  • Contate outras empresas franqueadas pela empresa para conhecer o método e o processo da aceleradora;
  • Após o contrato assinado e o andamento do negócio, é importante sempre entrar em contato com franqueados da sua rede e até ex franqueados para saber se tudo que foi acordado em contrato foi entregue;
  • É fundamental avaliar que a aceleradora trará não só investimentos como também um sócio externo. Você precisará estar pronto para isso!

Como a HOIF pode te ajudar?

Neste artigo você conheceu sobre o conceito de franquias, aceleradoras de franquias e até como escolher qual a ideal para a sua empresa.

A HOIF é uma Holding de Franquias que tem como proposta ajudar marcas que já eram ou não franquias a crescer e alavancar os seus negócios em um sistema de franchising.

É formada por uma equipe dedicada e especializada ao marketing e expansão, capacitando as franqueadoras e já atendemos marcas nacionais e internacionais, realizando serviços como:

  • Formatação de franquias
  • Expansão
  • Internacionalização

A formatação de franquias opera transformando uma empresa em uma rede de franquias com mais lucro. A HOIF ajuda a definir os processos manuais e toda documentação para replicar o modelo de negócio.

Para a expansão de franquias a HOIF realiza o planejamento e a expansão das redes de franquias personalizadas para cada tipo de negócio, elaborando um plano de marketing e também atuando em uma análise de perfil do franqueado.

Como a HOIF funciona?

Para acelerar a sua franquia, atuamos em todas as etapas da venda de sua franquia, desde a análise criteriosa do perfil e apresentação dos benefícios e a assinatura do contrato.

Ganhe mais agilidade na expansão do seu negócio. Entre em contato conosco se você quiser acelerar a franquia.

Post a comment