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Como acelerar a expansão da sua rede de franquias

Como acelerar a expansão da sua rede de franquias?

Franquia é um dos segmentos de mercado mais fortes do país. Você pode verificar essas informações visualizando a quantidade de lojas franqueadas existem em shoppings. Portanto, muitas empresas estão se esforçando para entrar no setor e promover a expansão da sua rede de franquias.

Este método é uma das formas mais seguras de promover o crescimento dos negócios e ganhar uma marca reconhecida e valiosa no mercado. Porém, como qualquer outro investimento no mundo corporativo, é necessário adquirir conhecimento detalhado para evitar e superar as armadilhas desse processo.

Portanto, este artigo irá discutir como o uso da franquia é essencial para o crescimento da empresa e fornecer dicas de como conduzir corretamente a franquia. Acompanhe a leitura e confira.

 

A importância de expandir a rede de franquias

Conforme mencionado na introdução, ingressar no segmento de franquia pode ser uma das maneiras mais lucrativas de iniciar um negócio. Essa estratégia permite que a empresa tenha filiais com as mesmas características e padrões de trabalho em diferentes regiões.

Em outras palavras, a franquia pode oferecer a uma pequena sorveteria em uma cidade rural a oportunidade de se expandir e se tornar uma marca bem conhecida em todo o Brasil – talvez muito além das expectativas dos proprietários quando eles começaram a operar.

No entanto, como qualquer estratégia de investimento, a franquia também tem seus riscos. Portanto, antes de tomar uma decisão, além de fazer planos para evitar surpresas, o empreendedor também deve entender perfeitamente como funciona o sistema.

 

Você precisa entender o mercado e os planos

Em primeiro lugar, é preciso garantir que a franquia seja a melhor forma de crescimento para a empresa. Existem outras maneiras de expandir, como fusão com outra empresa, venda de licenças de produtos, etc.

É necessário analisar o mercado para determinar se sua marca, produto ou serviço é amplamente aceito fora de sua área (bairro, cidade, estado) e avaliar a necessidade de estabelecer uma rede de franquias.

Convencido e confirmado de que esta é a melhor forma de expansão, você precisará desenvolver um plano para estabelecer uma estrutura sólida no processo.

 

Fatores a serem considerados no plano estratégico de expansão

O planejamento estratégico fornecerá aos empreendedores uma base para o crescimento da marca. Para franquia, você pode dividir o plano em duas partes.

 

Custos envolvidos na expansão da rede de franquias

É nesta fase de desenvolvimento que se analisa o valor necessário para iniciar uma franquia. Você pode considerar os seguintes custos:

  • Suporte aos franqueados;
  • Treinamento pessoal;
  • Divulgação e marketing;
  • Aconselhamento jurídico;
  • Mobiliário.

Todos os custos, dos menores aos mais relevantes, devem ser incluídos no plano estratégico. Isso é essencial para evitar a geração de caixa negativo no meio de etapas importantes.

 

Determine o tipo de extensão

Você pode considerar certos tipos de extensões de franquia. Um dos métodos mais comumente usados e recomendados é o “crescimento em espiral”. A ideia é que, nos primeiros 12 meses, a disseminação da rede reduza primeiro o número de franqueados.

Além disso, a prioridade é dada às unidades que estejam próximas da loja principal ou pelo menos no mesmo mercado. Esta é uma forma de alcançar estabilidade e segurança financeira antes de enfrentar desafios maiores.

 

Como expandir a rede de franquias

Agora que você conhece os benefícios que a expansão da franquia pode trazer para o seu negócio e a necessidade de prudência e planejamento para o sucesso do negócio, forneceremos 6 dicas básicas para ajudá-lo a desenvolver sua franquia da maneira certa. Ele seguiu.

1- Contratar uma empresa especializada em expansão de franquias

Contratar uma holding especializada em expansão para vender suas franquias pode ser muito vantajoso de várias formas, a começar pelo baixo custo do serviço, a não necessidade de possuir funcionários dentro de sua empresa, reduzindo assim riscos e custos trabalhistas e principalmente ter como aliado profissionais que já realizaram expansão de redes anteriormente.

 

Entre no site da HOIF Aceleradora de Franquia e saiba quando custa para especialistas expandirem sua rede: https://hoif.com.br/expansao

2 – Faça um plano de expansão

O plano de expansão é a “condição básica” que o franqueado deve seguir para ter uma franquia da empresa. No documento, você pode especificar os padrões da franquia, como por exemplo:

  • Tipo de fachada;
  • Móveis locais;
  • Comparecimento;
  • Tamanho do imóvel.

Além disso, é importante incluir manuais, tipos de treinamento, bem como contratos e outros documentos necessários.

3 – Seja cauteloso ao escolher franqueados

Um dos maiores segredos de uma franquia de sucesso é adotar padrões ao aceitar novos investidores. Esse tipo de cuidado é necessário porque não basta o candidato ter capacidade financeira, mas sim atender às expectativas da empresa.

Por isso, converse com pessoas interessadas e identifique seu perfil. A explicação é que o contrato somente será assinado quando o futuro franqueado atender a todos os requisitos que o franqueador busca.

4 – Forneça o treinamento necessário

Faça o seu melhor, se você não tiver preparação suficiente, o franqueado não conseguirá passar nos requisitos da matriz. Portanto, prepare o treinamento e aplique-o a todos os colaboradores da empresa.

Durante o treinamento, todos poderão aprender mais sobre os padrões e a qualidade exigidos pela empresa. Além das partes teóricas e práticas, também é importante fornecer manuais e procedimentos operacionais padrão para cada atividade.

5 – Forneça o suporte de que você precisa

Os franqueados devem entender que a matriz não fará uma solicitação sem fornecer suporte. Os fatos provam que, do ponto de vista do negócio, o franqueado receberá total apoio do franqueador, e isto afetará muito o sucesso ou o fracasso do empreendimento.

 

Além disso, é claro, o franqueador também oferece treinamento, promoção, preparação de produtos e outros apoios. Tudo para que os investidores na franquia se sintam seguros.

6 – Foco em unidades de franquia

O monitoramento das lojas franqueadas é importante para encontrar dificuldades e dar suporte, mas para os empreendedores também é fundamental garantir a correta execução das atividades pactuadas e o uso correto da marca.

Não se limite a entrevistas, auditorias e investigações. Essas são estratégias necessárias para identificar defeitos e criar um plano de ação para corrigir o problema dos franqueados, mas possuir unidades próprias permite ao franqueador ter o conhecimento de causa para corrigir empecilhos que apareçam na gestão.

 

Procure suporte especializado

Essas informações podem lhe dar uma compreensão geral do sistema de franquia e dos principais aspectos que devem ser considerados, mas é importante buscar informações e suporte profissional para auxiliá-lo nesse processo.

A HOIF (www.hoif.com.br) pode ajudá-lo a determinar o melhor modelo de franquia para o seu negócio, ajudar a desenvolver todo o plano e, o mais importante, ajudá-lo a executar o plano.

Claro, você deve fornecer informações sobre a área de franquia e até mesmo ler as leis de franquia. Este é um texto relativamente curto que contém regras gerais para este tipo de negócio, mas não se esqueça que você precisará da expertise de profissionais para receber treinamentos específicos, geralmente interdisciplinares. Até mesmo para a estrutura da empresa, haverá alguns contratos e alterações.

Acelerar o desenvolvimento da empresa com a expansão da rede de franquias é uma opção viável e que pode trazer bons retornos financeiros. No entanto, é necessário buscar o máximo de informações possível sobre este segmento de mercado e desenvolver um plano estratégico detalhado para alcançar o sucesso. Aplique a técnica sugerida e aproveite os resultados da empresa.

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