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Como economizar na expansão de sua franquia

Como economizar na expansão de sua franquia?

 

Todo franqueador deseja expandir sua marca a partir de várias franquias. Mas a expansão em grande escala requer altos custos e muito trabalho para ajudar os novos franqueados.

Portanto, o crescimento em espiral sempre foi a escolha inevitável para expandir a franquia. Para entender esse conceito, considere a forma da própria espiral, que nada mais é do que uma curva que se expande gradualmente a partir de um ponto e depois se afasta gradualmente desse ponto.

Essa é exatamente a franquia da expansão em espiral. Inicialmente, algumas lojas foram abertas próximas à sede. À medida que a marca continua crescendo, vai aos poucos buscando novos mercados e abrindo mais unidades.

 

4 benefícios do crescimento em espiral de franquia

Planos para cobrir todo o estado ou todo o país para expansão podem significar lucros em grande escala e maior conhecimento da marca.

Porém, já mencionei que essa estratégia vai trazer problemas para a gestão e operação da rede, como distância até os franqueados e altos custos com viagens e suprimentos.

O plano de expansão em espiral é a solução para esses problemas. Iniciar o crescimento da marca em uma área próxima à matriz pode ter um grande impacto no sucesso da operação da rede.

A cautela durante a expansão é, sem dúvida, um fator importante na estabilidade da marca. Nesse sentido, o crescimento em espiral pode ser uma boa escolha, pois o trabalho é mais concentrado e proporciona uma distribuição de recursos mais organizada e homogênea. Outro aspecto positivo da espiral de crescimento é o monitoramento e acompanhamento das operações em termos de padronização, performance e gestão da marca.

Saiba mais sobre os pontos-chave que dão suporte a essa estratégia:

 

1 – O suporte aos membros torna-se fácil

As áreas adjacentes são propícias aos franqueados para fornecer suporte de alta qualidade. Desnecessário dizer o quão importante é essa relação para que a loja alcance bons resultados, certo?

Garantir que os franqueados tenham uma compreensão clara dos objetivos da marca é a base desse relacionamento. Como resultado, os padrões para manter as operações de franquia tornaram-se mais praticáveis.

Além disso, o relacionamento próximo com os franqueados significa que os custos operacionais podem ser reduzidos e o tempo da equipe no local pode ser economizado. O franqueado em São Paulo e o franqueado em Curitiba vão pagar altas taxas para dar suporte.

Quanto custa a ida de um consultor para sua unidade de franquia? Os royalties mensais podem cobrir esses custos em grande quantidade?

Quanto mais próxima a franquia estiver da matriz, menos recursos serão utilizados no processo.

 

2 – Reduza os custos de fornecimento de rede

Além de avaliar o custo da viagem de apoio, o custo dos suprimentos também deve ser estimado. Qual a distância entre o fornecedor e a loja franqueada? A sua estratégia de preços suporta o custo desta transição?

Obviamente, fornecer unidades de transporte de longa distância significa mais tempo de transporte e mais custos. Portanto, o modelo de expansão em espiral tem outra vantagem: reduz o custo de inserção de produtos da marca na unidade de franquia.

 

3 – Fortalecimento da marca

Planejar as atividades de marketing locais é muito mais complicado do que as ações nacionais, certo? Sem falar que o custo do primeiro é apenas uma pequena parte de todo o movimento.

Bem, o modelo em espiral garantirá que sua estratégia de marketing esteja focada em aumentar a influência no mercado onde a marca está posicionada. Isso pode até atrair empreendedores e, assim, ajudar na escolha da imagem ideal para sua franquia.

Se você tem um grande número de direitos de franquia em uma determinada área, a tendência é que a força da marca seja maior localmente. Por exemplo, quando o número de unidades pulverizadas em todo o estado for limitado, esse não será mais o caso.

Você conhece a estratégia de guerra “dividir para conquistar”? É isso! Antes de conquistar novas áreas, consolide a presença local da marca.

 

4 – Previsibilidade de negócios

Avaliar resultados em mercados conhecidos é muito mais fácil do que quebrar as regras.

Com base na experiência de uma mesma sede regional ou unidade, é possível prever soluções, definir a melhor estratégia e solucionar problemas com mais rapidez.

Por exemplo, se uma campanha de trade marketing não atingir os resultados esperados na matriz, você pode alterar a estratégia na nova unidade. Afinal, se ambos estiverem localizados em áreas semelhantes, o comportamento do consumidor provavelmente se repetirá.

 

Etapas para planejar a expansão da franquia

Como acontece com qualquer plano de expansão, prever a espiral de crescimento estrutural da franquia envolve passar por algumas etapas essenciais.

 

1 – Prospectar e selecionar potenciais franqueados

Sem parceiros adequados, qualquer projeto de franquia não terá sucesso. Para atrair candidatos ideais, aposte em atividades de marketing.

Algumas formas são a participação em feiras e eventos com foco em franquia, investimento em mídia impressa e eletrônica e divulgação nas unidades próprias.

Como mencionei, essa etapa também é fácil de seguir na hora de escolher uma expansão em espiral, porque uma marca local forte atrairá mais empreendedores.

Ao escolher um franqueado, leve em consideração sua capacidade financeira, afinidade com o negócio e experiência no setor.

Lembre-se de que os franqueados também estão procurando a franquia que melhor atenda às suas necessidades.

 

2 – Determine a localização do público-alvo

Para alcançar o desenvolvimento sustentável, você precisa descobrir quais regiões oferecem as melhores oportunidades para sua rede. Isso significa que você precisa estar em contato próximo com seu público-alvo.

Ao usar o crescimento em espiral para a expansão da franquia, você precisa definir o mercado onde deseja apostar. Por exemplo, se a sede for em Indaiatuba (SP), a estratégia pode ser enviar recrutas adicionais para a região noroeste do Estado de São Paulo.

Vale a pena verificar o potencial de consumo de cada cidade e o faturamento de empresas congêneres.

Embora nosso exemplo seja hipotético, o crescimento de muitas redes de lojas concentra-se em cidades menores, onde o potencial de consumo é tão grande quanto o da capital. Isso é chamado de potencial de consumo internalizado.

 

 

Precisa de ajuda para planejar a expansão da sua franquia?

 

Entre em contato conosco pelo site: https://hoif.com.br/expansao

Será um prazer ajuda-lo!

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